quinta-feira, 8 de março de 2012

Parir em casa


Parir em casa é uma alternativa que a mulher de hoje encontrou para ter a possibilidade real de soltar a fêmea prisioneira do mundo moderno. Cada vez mais mulheres se informam sobre a gravidez parto e puerpério, descobrindo que o parto nada mais é que um processo fisiológico e transformador. Os últimos trabalhos científicos têm mostrado que o parto domiciliar tem o mesmo risco que o parto hospitalar. Particularmente acredito ser menor ainda, pois o risco é proporcional ás intervenções.
Quando pensamos em distocia de ombros, temos que levar em consideração a musculatura tensa e conseqüentemente a diminuição do diâmetro do trajeto duro, levando a possibilidade real da distocia, quase inexistente no processo domiciliar.  A escolha do lugar e da equipe de assistência diminui muito a possibilidade de tensão. Ter o bebe em casa tem algumas vantagens que às vezes são difíceis de abrir mão. A primeira, penso ser a mais forte, é o fator de que não tem porque mudar o lugar para parir, na verdade no domicilio a mulher esta muito a vontade no local e posição que ela deseja.
Outra vantagem muito interessante é que o trabalho de parto pode levar quanto tempo, a mulher desejar, pois não há a real necessidade de prazo para nascer. As mulheres que não sentem o peso do prazo de validade acabam relaxando e se entregam a força da natureza com maior facilidade, o segredo é entrar na onda do processo. Quando é que uma mulher em trabalho de parto poderia ficar com a bolsa integra, com contrações suportáveis, por mais de 20hs? Não em uma instituição.
Para alguns obstetras o trabalho de parto não deve durar mais que 12hs, porém não sabem nomear que tipo de problema poderia haver com certeza, são apenas devaneios. O parteiro deve ter para si que o trabalho de parto precisa apenas ser monitorado, não havendo necessidade de controle da dilatação, pois o parto fisiológico tem duração variada e o controle da dilatação torna o processo ansioso aumentando a liberação da adrenalina ao invés da ocitocina.
Outra vantagem do parto domiciliar é a possibilidade da mulher ter em sua companhia somente as pessoas que ela deseja e que podem contribuir com o processo de nascimento, levando em conta que ate as pessoas da equipe são escolhidas por ela. Parir em casa é o maior processo de liberdade e prazer que a mulher e sua família podem desfrutar, o prazer de ser dona do seu corpo e sua historia torna a vivencia da maternagem indescritível.  Assim parir em casa é poder passar de menina flor a mulher guerreira sem intervenções que possam minar de alguma forma este evento que é tão somente da mulher e de seu concepto.


Por Odete Pregal Monteiro Cândido

2 comentários:

  1. Preciso falar alguma coisa?
    Odete, sua linda, TE AMO!
    AMO seu trabalho, sua luta e tudo o que você diz e pensa está tão em harmonia com meu coração.
    Nada acontece por acaso e esse universo tem um maestro sublime!
    O que era para ser um "post" de elogio sobre seu trabalho, acabou virando uma declaração de amor (rsrs). Mas tem como nos distinguir do trabalho que a gente ama? Nós viramos uma só coisa: nossa alma reflete naquilo que nos propusemos a fazer, nossa missão na TERRA.
    Obrigada por me ensinar tanto!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!!! O post, as fotos, os comentários, as pessoas... AMO!!!

    ResponderExcluir